9 aplicativos gratuitos para praticar meditação

Apps são alternativas acessíveis e eficazes para quem deseja melhorar o estilo de vida através da meditação

pratica de meditação
(Foto: Reprodução/ Internet)

Ter a meditação como um hábito diário traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. A técnica reduz seus níveis de estresse e ansiedade, e proporciona uma melhor noite de sono, um maior rendimento frente às tarefas diárias, e de modo geral, potencializa o bem estar. Porém, muitas vezes quando pensamos em iniciar a prática, vemos alguns empecilhos, como a falta de tempo e dinheiro para frequentar algum local que ofereça o serviço. Pensando nisso, separamos nove aplicativos gratuitos para você praticar a meditação no conforto de sua casa, e que de maneira simples, irão fazer você sentir-se melhor no dia a dia.

1. Sattva

Disponível para Android e iOS, o Sattva oferece meditações guiadas que irão facilitar o processo de aprendizado para iniciantes na prática. Ele também oferece uma inovadora ferramenta de timer, que você pode utilizar para medir o tempo de cada sessão de meditação. O app ainda conta com monitoramento de frequência cardíaca, e um grande diferencial: É possível registrar seu humor antes e depois de meditar, para que você possa verificar se a técnica está sendo útil.

2. 5 Minutos

Se você busca por momentos de tranquilidade no seu dia, o app disponível para AndroidiOS é a escolha perfeita. A proposta é simples: Ele faz você pausar o que estiver fazendo no momento por apenas cinco minutos, a fim de melhorar o seu humor. Isso é feito através de uma trilha sonora agradável, e orientações que envolvem a correção da postura e da forma que respiramos. O usuário tem a possibilidade de agendar o momento em que irá agendar.

3. Insight Timer

Um dos principais diferenciais do Insight Timer, é a possibilidade de interagir com outros usuários que utilizem o aplicativo, para que todos possam conversar, incentivar e ajudar uns aos outros. São mais de nove mil meditações guiadas em áudio, e você pode escolher de acordo com seus interesses, como por exemplo, dormir melhor ou começar o dia de maneira tranquila. Ele está disponível gratuitamente para Android e iOS.

 

4. Medite.se

O Medite.se foi idealizado pelo brasileiro Tadashi Kadomoto e tem o intuito de desmistificar a meditação. O aplicativo disponível para Android e iOS, oferece diversas meditações guiadas por professores na área, e totalmente em português. Os áudios também pode ser baixados, para que você possa escutar quando estiver sem internet.

5. Aura

Disponível para Android e iOS, Aura oferece um serviço personalizado. Ao responder um questionário sobre sua rotina e seus níveis de estresse e ansiedade, o aplicativo lhe entrega as melhores formas de praticar a meditação, tendo em vista seus objetivos. É possível ter um serviço de coaching pessoal e receber mensagens de positividade dentro do aplicativo.

6. Mindbliss

Além da meditação diária em curtos períodos de tempo, o aplicativo oferece práticas meditativas que podem durar de cinco a nove dias, promovendo exercícios profundos e restauradores. O mindbliss, disponível para Android e iOS, traz áudios que irão guiar sua prática, exercícios de respiração, sons em 3D e até mesmo hipnoterapia, que promove um melhor convívio com as marcas de nosso passado.

7. Ferramenta Meditação Momento

O aplicativo está disponível para o sistema Android de forma gratuita, e é recomendado para iniciantes ou pessoas que já estejam familiarizadas com a prática. Isto porque ele disponibiliza mantras budistas e indianos, que podem ser escutados em diversas situações: Em sua aula de Yoga, para dormir ou apenas para relaxar. O app pode ser utilizado em modo offline e oferece o significado e finalidade de cada mantra em sua vasta biblioteca.

8. Relax Meditation: Sleep Sounds

Um grande diferencial desse aplicativo para sistemas Android e iOS, é a imensa quantidade de sons disponível para a meditação: São mais de 102, que incluem sons de chuva, pássaros, sapos e até mesmo uma simulação sonora das florestas asiáticas. Também é possível encontrar aulas de respiração, postura e autoconhecimento entre as funções do app.

9. Smilling Mind

Disponível para Android e iOS, e criado por um grupo de psicólogos australianos, o app vem com uma abordagem diferenciada dos demais, com foco no mindfulness. O seu perfil é levado em consideração na hora de montar o roteiro da técnica: Se você for um atleta, receberá recomendações específicas de acordo com seu estilo de vida. E as crianças não ficam de fora, já que existem meditações disponíveis no Smilling Mind para quem tem a partir de 7 anos de idade, o que promove a meditação e uma maior qualidade de vida desde cedo.

 

Fonte: Minha Vida