Lavar as mãos reduz em 40% doenças como gripe, conjuntivite e viroses

O hábito de lavar as mãos é tão simples e importante, mas infelizmente, algumas pessoas não dão a devida importância para essa ação que traz diversas consequências positivas para a saúde. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que lavar as mãos reduz em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como conjuntivite, gripe, resfriado e virose.

Os especialistas aconselham lavar as mãos com água e sabão sempre que necessário, principalmente antes das refeições e depois de usar o banheiro. O uso do álcool em gel também é útil quando não há outros meios de higienizar as mãos.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, as infecções relacionadas à assistência à saúde afetam centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, além de ter um impacto econômico significativo nos pacientes e sistemas de saúde.

Essas doenças representam de 5% a 10% das internações em hospitais de cuidados agudos, referentes a países desenvolvidos. Já nos países que estão em desenvolvimento, o risco é de duas a vinte vezes maior, sendo que a proporção de pacientes com esse tipo de infecções pode chegar a 25%.

Segundo a Anvisa, cerca de 25% das doenças registradas são causados por micro-organismos multirresistentes. Dessa forma, lavar as mãos corretamente é essencial para evitar maiores problemas. Aprenda a lavar as mãos com sete cuidados, clicando aqui.

Fonte: Minha Saúde