terça-feira, 22 de Maio de 2018 - 01:42h

Essa é a página oficial do Blog Turismo Piauí. Você irá se surpreender com as “pedras preciosas” escondidas pelo estado e que merecem ser exploradas.

    Raridade da natureza, Delta do Parnaíba reserva surpresas aos visitantes

    Que o Brasil é cheio de belezas naturais, todo mundo sabe. Mas o que pouca gente sabe é que o País conta com um dos poucos “deltas em mar aberto” do mundo. O Delta do Parnaíba, no Piauí, é o único das Américas em mar aberto. Mas o que encanta os turistas aqui não é a curiosidade geográfica, e sim a exuberância da natureza.

    Raridade da natureza, Delta do Parnaíba reserva surpresas aos visitantes
    Delta do Parnaíba. (Foto: Divulgação/Setur)

    O Delta do Parnaíba conta com mais de 70 ilhas quase intocadas e prontas para serem exploradas – com responsabilidade – pelos turistas. O local é riquíssimo em diversidade. Por lá é possível encontrar mangues, lagoas, dunas, espelhos d´água e muitos animais silvestres.

    Raridade da natureza, Delta do Parnaíba reserva surpresas aos visitantes
    Delta do Parnaíba. (Foto: Janaina Leocadio)
    Raridade da natureza, Delta do Parnaíba reserva surpresas aos visitantes
    Dunas do Delta do Parnaíba. (Foto: Janaina Leocadio)

    Raridade da natureza

    Rio ou praia? A dúvida que assola a mente dos turistas durante as férias não tem lugar no Delta do Parnaíba. Afinal, “delta” é um terreno em formato triangular que se desenvolveu no local em que o rio encontra o mar. É uma formação geológica rara.

    No caso do Parnaíba, mais raro ainda. Esse tipo de formação em mar aberto só existe em mais dois lugares do Globo: no rio Nilo, no Egito; e no Me Kong, no Vietnã.

    Raridade da natureza, Delta do Parnaíba reserva surpresas aos visitantes
    Delta do Parnaíba, formação geológica rara. (Reprodução)

    Ilha Grande é ponto de partida

    Só a exclusividade já valeria a visita. Mas o Parnaíba é majestoso demais para se contentar com isso. Os visitantes que desejam conhecer a fundo seus segredos precisam visitar a Ilha Grande, no Delta, e fazer um passeio de barco pelo rio. No caminho, encontro marcado com a fauna local, que inclui diversas espécies de peixes, macacos, jacarés, tartarugas e  a a revoada dos pássaros guarás, uma das belezas naturais do Delta do Parnaíba.

    Raridade da natureza, Delta do Parnaíba reserva surpresas aos visitantes
    Rio Parnaíba, Ilha Grande-PI. (Foto: Janaina Leocadio)
    Revoada dos Guaras - Raridade da natureza, Delta do Parnaíba reserva surpresas aos visitantes
    Revoada dos Guarás. (Foto: Janaina Leocadio)

    Nos dias de calor as águas mornas do rio e do mar são um convite ao relaxamento e ao descanso. Quem quiser ainda mais conforto pode reservar um tempinho para almoçar na Ilha das Canárias, uma das poucas áreas habitadas do Delta.

    O risco aqui é se apaixonar pelo visual e decidir esticar o final de semana. Mas mesmo nesse caso não há problema. Ilha Grande e Ilha das Canárias apresentam boa estrutura de pousadas, que permitem aos turistas esticar a visita ao paraíso.

    Ah! Quando estiver em Ilha Grande esperando o barco que vai te levar ao passeio pelo Delta do Parnaíba, não deixe de visitar a “Casa das Rendeiras”. O local produz um artesanato padrão exportação.

    Raridade da natureza, Delta do Parnaíba reserva surpresas aos visitantes
    Delta do Parnaíba (Foto: Reprodução)
    rendeiras de ilha grande - Raridade da natureza, Delta do Parnaíba reserva surpresas aos visitantes
    Rendeiras de Ilha Grande-PI. (Foto: Reprodução/ Missão Digital, Gshow)

    Fãs de esportes radicais também podem se divertir no Delta do Parnaíba. Pertinho de Ilha Grande fica a praia da Pedra do Sal, destino preferido dos surfistas piauienses e dos praticantes de kitesurf.

    praia da Pedra do Sal - Raridade da natureza, Delta do Parnaíba reserva surpresas aos visitantes
    Praia da Pedra do Sal, Parnaíba-PI. (Foto: Janaina Leocadio)

    Ação, aventura, ilhas selvagens e rios relaxantes estão no pacote de qualquer visita ao Delta do Parnaíba. O que você está esperando para visitar esse pedaço do paraíso? Venha para cá e incentive seus amigos a virem também, compartilhando esse artigo nas redes sociais.

    Saiba mais

    Piauí conta com atrações para todos os tipos de turistas

    Kitesurf no Delta do Parnaíba é destaque no Esporte Espetacular

      Piauí conta com atrações para todos os tipos de turistas

      O que você prefere fazer nas férias: tomar banho de mar, mergulhar em um refrescante rio, praticar esportes radicais ou explorar dunas de areia quase selvagens? Não precisa escolher! Um estado do Nordeste tem todas essas atrações: o Piauí. Saiba mais sobre as vantagens do turismo no Piauí.

      Embora não seja um dos estados líderes na atração de turistas, o Piauí tem vivido uma explosão, nos últimos anos, na quantidade de visitantes. Esse aumento fez com que os municípios piauienses investissem cada vez mais em infraestrutura para receber o público.

      Mais de 70 cidades já contam com algum tipo de investimento para atrair os turistas. O grande número é reflexo da quantidade de atrações.

      Praias paradisíacas

      Quem faz questão de curtir as praias de águas quentes do Nordeste, por exemplo, pode visitar o balneário de Luís Correia, a 360 km de Teresina. Por lá, a ferveção acontece nas praias de Atalaia e Coqueiro, que costumam ficar lotadas aos finais de semana.

      Praia de Atalaia, Luis Correia-PI.
      Praia do Coqueiro, Luis Correia-PI. (Reprodução)

      Quem deseja mais sossego e não faz questão de ter barracas e restaurantes por perto, pode aproveitar Carnaubinhas, que ainda está bastante preservada. Ali pertinho fica a praia de Macapá, ideal para famílias com crianças, já que possui águas calmas.

      Praia de Carnaubinhas, Luís Correia-PI.
      Praia de Carnaubinhas, Luís Correia-PI. (Foto: Fábio Andrade)
      Praia de Macapá, Luis Correia-PI. (Foto: Reprodução)

      Mas se o que você procura mesmo é mais agito, a dica é praticar kitesurfe na praia de Barra Grande.

      Praia de Barra Grande, Cajueiro da Praia-PI. (Foto: Alyssonn Karol)
      Praia de Barra Grande, Cajueiro da Praia-PI. (Foto: Janaina Leocadio)

      Mais do que banho de mar

      Quem tiver um pouco mais de tempo não pode deixar de conhecer o Delta do Paranaíba, o terceiro maior delta do mundo. Um passeio de barco pela região revela cerca de 80 arquipélagos que preservam uma fauna e flora quase intocadas.

      Delta do Parnaíba. (Foto: Divulgação)
      Delta do Parnaíba. (Foto: Janaina Leocadio)

      Cansou dos banhos de mar? Tudo bem. A capital do Piauí, Teresina, também tem seus atrativos. Chamado de “Cidade Verde” por conta de suas praças e parques, o município é ótimo para quem deseja um contato mais próximo com a natureza.

      A dica por lá é passear pelo “Parque Ambiental Encontro dos Rios Poty e Parnaíba”. Essa área de preservação ambiental conta com trilhas e mirantes que permitem uma bela visão dos rios que passam pela cidade.

      Parque Ambiental Encontro dos Rios, Teresina, PI. (Foto: Divulgação/Enéas Barros)

      A 200 km de Teresina fica o Parque Nacional das Sete Cidades, cujo maior atrativo são as formações rochosas que lembram cabeças humanas e de animais. Aproveite para mergulhar nas diversas cachoeiras e laguinhos que surgem nos períodos chuvosos.

      Parque Nacional das Sete Cidades. (Foto: Divulgação/ Governo do Piauí).

      Por fim, o mais importante: o Parque Nacional Serra da Capivara. Trata-se de uma oportunidade única para que o visitante conheça um dos patrimônios culturais da Unesco. São mais de 900 sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres que têm entre seis mil e 22 mil anos. Uma verdadeira aula de história.

      Parque Nacional Serra da Capivara, São Raimundo Nonato-PI. (Foto: Eduardo Coelho)
      Pinturas Rupestres, Parque Nacional Serra da Capivara, São Raimundo Nonato-PI. (Foto:Eduardo Coelho)

      Gostou do artigo? Que tal convidar um amigo para fazer turismo no Piauí? Compartilhe esse artigo com ele.

        Próximo destino: Turismo Piauí

        O turismo no Piauí se prepara para decolar. O estado aumentou em 200% (entre 2016 e 2017) a quantidade de municípios listados no Mapa do Turismo, um crescimento espetacular. Mas o que significa isso, na prática?

        Significa que o número de municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e que desenvolvem políticas públicas para o setor teve uma explosão no último mapa, produzido pelo Ministério do Turismo.

        Esse aumento no interesse pela indústria turística, entretanto, não foi acompanhado da devida divulgação dos atrativos do estado. E é para preencher essa lacuna na comunicação do turismo do Piauí que está sendo lançado agora o blog “Turismo Piauí”.

        Esse espaço de divulgação das belezas e atrativos do estado estará inserido no portal Conexão 86, lançado em 2016 com a proposta de informar os piauienses sobre as principais notícias locais. Agora, o Conexão 86 dá um novo passo, atraindo a atenção dos internautas de fora do estado que desejam conhecer um pouco mais sobre os principais produtos turísticos do Piauí.

        A partir de hoje os brasileiros terão acesso a um verdadeiro catálogo de atrativos do estado. Serão abordados no blog os principais pontos turísticos do Piauí, belezas naturais, manifestações culturais, eventos, dicas de passeios e hospedagens, e destaques gastronômicos.

        Próximo destino: Turismo Piauí

        Joias escondidas

        Mas o Piauí Turismo vai além do óbvio. Aqui serão abordadas também aquelas atrações que apenas os habitantes locais conhecem, mas que deveriam ser visitados por turistas de todo o mundo.

        Você irá se surpreender com as “pedras preciosas” escondidas pelo estado e que merecem ser exploradas.

        Próximo destino: Turismo Piauí

        Padrão Conexão 86 de jornalismo

        Todas as matérias produzidas seguirão o padrão de jornalismo a que o leitor já está acostumado no Conexão 86. Os princípios editoriais continuam os mesmos: isenção, correção e agilidade. A linguagem é que muda um pouco: o tom será descontraído, como devem ser, por sinal, todas as férias.

        Nossa visão é de nos tornarmos o maior portal sobre turismo do Piauí. Alcançaremos esse objetivo por meio da publicação de assuntos úteis e interessantes para os leitores.

        A integração com o portal Conexão 86 também permitirá um cruzamento de informações entre o portal e o blog, informando turistas e piauienses sobre as principais notícias do setor e os acontecimentos que podem impactar os programas de lazer de moradores e visitantes.

        Por fim, é importante ressaltar que esse é um espaço aberto e interativo. Não deixe de escrever seus comentários nas postagens, elas são importantíssimas para que o Brasil e o mundo saibam cada vez mais sobre o turismo do Piauí.