Estudantes de Teresina participarão da III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa

Alunos das escolas da Prefeitura de Teresina participarão da III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa, direcionada para estudantes da educação básica da Rede Pública. A organização é da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Instituto Federal de Educação Tecnológica do Piauí (IFPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

Olímpiada
Alunos de escolas municipais de Teresina participarão de Olímpiada de Português. (Foto: Ascom)

Em sua terceira edição, a Olimpíada de tema “Tecendo os saberes do nosso povo” busca promover a reflexão sobre a produção textual, aproximando a pluralidade dos saberes piauiense. Os participantes concorrerão a medalhas ao produzirem textos nas categorias poemas para estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental e EJA, crônica para os do 8º e 9º ano do ensino fundamental, 1º ano do ensino médio e profissionalizante, e artigo de opinião para alunos do 2º e 3º anos do ensino médio, sobre aspectos culturais de identidade do povo.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas de  25 de agosto a 30 de setembro, devendo ser feitas pelo representante da escola (diretor/ diretora, coordenador geral) exclusivamente pela plataforma virtual disponível no endereço https://sites.ifpi.edu.br/olinpi. Podem participar estudantes do ensino fundamental e EJA (6º, 7º, 8º, 9º anos), ensino médio, EJA e profissionalizante (1º, 2º e 3º anos). A competição é também uma oportunidade para testar e potencializar as habilidades na língua portuguesa.

Na segunda versão da Olimpíada, em 2017, cinco das medalhas entregues foram para alunos da Rede Municipal de Teresina. A cada ano, o desafio é ainda maior. “Temos muitos talentos nas escolas públicas do Piauí, estudantes e professores dedicados que podem contribuir bastante nessa construção coletiva”, pontua o secretário municipal de Educação Kleber Montezuma, que já anunciou a participação dos alunos da Rede Municipal de Teresina, incluindo a turma do Programa Cidade Olímpica Educacional.

Sobre as inscrições

As inscrições são gratuitas e  podem ser feitas  de 25 de agosto a 30 de setembro pelo representante da escola exclusivamente pela internet, até 25 de agosto. O regulamento completo e mais detalhes podem ser acessados no site da olimpíada. Todos os trabalhos enviados serão analisados e o resultado será divulgado em 15 de novembro, enquanto que a premiação acontecerá dia 12 de dezembro. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Central de Atendimento da Olimpíada, através dos telefones: 3216-3252 (SEDUC)/ 3213-7098 (PREX/UESPI) e do e-mail:olimpiadapiauiense@gmail.com.

O regulamento completo da premiação pode ser acessado clicando aqui: