Jovem de Teresina se destaca em premiação nacional

Carlos participou do Inova Jovem e agora estuda uma forma de envolver sua comunidade no trabalho.

jovem se destaca no inova jovem
(Foto: Reprodução/ PMT)

Há algum tempo, o pallet era apenas um suporte de madeira usado na estruturação para o transporte de carga Brasil a fora. Agora, significa a mudança na vida de um jovem de Teresina e, quem sabe, da comunidade onde vive. Após participar do curso do projeto Inova Jovem, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Juventude, as perspectivas são de tocar para frente o projeto e envolver a comunidade.

Esse jovem é Carlos Márcio Barbosa, que há seis meses começou uma pequena empresa, a #TudoDePallets, de um jeito inusitado. Ele conta que comprou uma carrada de pallets para construir uma estrutura na sua casa com a finalidade de criar galinhas e aí foi procurar na internet uma indicação de como fazer essa construção. “Eu percebi que dava para fazer muitos tipos de móveis. Pesquisei tudo na internet. Daí eu comecei a fazer e não parei mais, desde então”,  afirma.

Como mora próximo do projeto Lagoas do Norte, Carlos sempre frequentou o local em busca de cursos e aperfeiçoamento. Foi quando se deparou com o Inova Jovem, projeto em nível nacional que é desenvolvido localmente pela Secretaria Municipal da Juventude. Carlos fez sua inscrição e participou das aulas, o que lhe proporcionou um tipo de conhecimento que ele jamais imaginou que existisse.

“Na primeira aula eu já tive uma experiência extraordinária. Só em ter praticado desses poucos dias de aula, foi o suficiente para abrir a minha mente. Eu tive contato com informações que eu nunca imaginei. Aprendi a planejar os gastos e formas de como fazer meu negócio ficar conhecido”, destaca.

Depois dessa experiência profissional, Carlos foi indicado e conquistou o segundo lugar na categoria Inovação do prêmio Inova Jovem Empreendedor. O projeto, que é voltado para jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social, tem sido um instrumento de mudança de vida e no perfil dessas comunidades.

Isso porque uma de suas finalidades é, através da cultura empreendedora, provocar nos jovens participantes um sentimento de transformação comunitária, fazendo com que eles se sintam protagonistas nesse processo. E é isso que Carlos pretende. “Eu sempre participei das iniciativas sociais na minha comunidade e agora penso que o meu negócio pode ajudar de alguma forma. Vou buscar parceiros para construir uma oficina comunitária e, dessa forma, envolver mais pessoas”, revela.

Para o secretário municipal da Juventude, Zé Filho, esse é o resultado que se pretende alcançar com as políticas púbicas desenvolvidas junto a juventude de Teresina. “A Semjuv foi criada com essa finalidade. Nos sentimos imensamente satisfeitos quando esses resultados aparecem porque nossa principal finalidade é levar o conhecimento, o lazer, o esporte, o conhecimento, o empreendedorismo e uma melhor perspectiva de vida para esses jovens”, finaliza Zé Filho.