Piauí é destaque em jornal da Suíça

Serra da Capivara foi tema de publicação que retrata a presença do Homem nas Américas

Piauí é destaque em jornal da Suíça (Foto: Reprodução)
Piauí é destaque em jornal da Suíça (Foto: Reprodução)

O patrimônio arqueológico piauiense, reconhecido internacionalmente pela Unesco, foi destaque mais uma vez na imprensa europeia. O jornal suíço Tages Anzeige deu espaço especial na tiragem desse domingo (3) com matéria sobre as riquezas arqueológicas da Serra da Capivara e sua importância para o estudo dos primeiros seres humanos nas Américas.

A publicação considera a Serra da Capivara como um “eldorado para arqueólogos” e destaca os números impressionantes já catalogados na reserva: 30 mil desenhos rupestres descobertos, 400 assentamentos e os resquícios de fogueira que datam de 50 mil anos.

A reportagem é fruto da expedição de 12 jornalistas europeus que visitou o Piauí em março deste ano e reuniu profissionais de imprensa da Alemanha, Áustria e Suíça. A expedição foi organizada pela Associação ProBrasil em parceria com o Instituto Ecológico Caatinga (IEC), a Federação de Jornalistas Científicos da Alemanha (WPK) e o apoio do Governo do Piauí.

Desde a vinda dos jornalistas ao Piauí, a expectativa era de divulgação do estado na Europa. “Uma das vantagens de projetos como esse é que não oneram os cofres públicos e viabilizam uma importante mídia espontânea no exterior”, destacou João Rodrigues, coordenador de Comunicação do Estado.