Primeira pista olímpica de bicicross do Norte-Nordeste do Brasil será implantada em Teresina

Espaço permitirá a promoção de eventos e competições de bicicross em nível municipal, estadual, regional ou nacional.

Pista de bicicross em Teresina
(Foto: Divulgação/ ASCOM)

 

O residencial Frei Damião, na zona sudeste de Teresina, passará a ser referência no esporte de Bicicross (BMX). Através do Programa Brasil Medalhas, foi viabilizada a construção da primeira pista olímpica do Norte-Nordeste brasileiro na capital piauiense. A implantação foi intermediada pela Federação Piauiense de Ciclismo junto ao Ministério do Esporte e a Prefeitura Municipal de Teresina. Os recursos investidos giram em torno de R$ 1,5 milhões.

O projeto da pista de BMX está no formato supercross, desenvolvido nos padrões para homologação da UCI (Union Cycliste Internationale). A implementação é feita pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento e coordenação (Semplan), em terreno da prefeitura.

Teresina não dispõe de uma estrutura adequada que possibilite a prática de BMX. Atualmente, os atletas utilizam áreas improvisadas para o treinamento e aperfeiçoamento das técnicas do esporte. Apesar disso, a cidade tem se destacado em competições locais e nacionais.

“A construção de uma pista de BMX irá permitir ao município o espaço adequado para o desenvolvimento de atividades esportivas de alto rendimento nessa área, de acordo com as especificações técnicas legalmente estabelecidas para a prática do esporte formal, aperfeiçoamento de atletas e a promoção da imagem do país no exterior”, destaca Virgínia Moura, coordenadora de projetos da secretária de Planejamento Urbano (Seplur), vinculada à Semplan.

Virgínia ressalta que a pista atenderá não só os atletas de Teresina, mas deverá também ser utilizado por atletas de cidades do interior Piauí e de outros estados das regiões Norte e Nordeste, como Maranhão, Pará e Tocantins, tendo em vista que a cidade encontra-se em posição geográfica estratégica, o que facilitará a utilização desse centro por atletas de outras regiões.

O espaço permitirá a promoção de eventos e competições de Bicicross a nível municipal, estadual, regional ou nacional, servindo de referência para o incentivo e profissionalização de atletas nessa modalidade esportiva.