Varanda Urbana leva arte ao Centro de Teresina na véspera do Dia das Mães

A instalação permanente está localizada na rua Simplício Mendes

Varanda Urbana leva arte ao Centro de Teresina na véspera do Dia das Mães (Foto: Divulgação)
Varanda Urbana leva arte ao Centro de Teresina na véspera do Dia das Mães (Foto: Divulgação)

Com o Centro de Teresina lotado de consumidores na véspera do dia das Mães, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte inaugurou neste sábado (12), com apresentações musicais e dança, na rua Simplício Mendes, a Varanda Urbana.

O espaço integra o projeto de requalificação do Centro. É composto por uma ilha de descanso, com cadeiras de madeira e arborização. Além disso, a Varanda será palco de diversas atividades que possam tornar a rua melhor aproveitada pela população.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, esteve na inauguração do espaço e falou sobre os objetivos do projeto. “Basicamente, nós queremos fazer a revitalização dessa área. E a intervenção de hoje demonstra a ideia da instalação, que é tornar o Centro um lugar mais agradável, mais humano e acolhedor. Com a Varanda, queremos mostrar que nosso Centro comercial pode ser diferente”, diz.

Constance Jacob, coordenadora da área central da SDU Centro/Norte, acrescenta que a instalação é permanante e deverá acontecer em outros locais. “Nós temos a ideia de, até o final do ano, fazer em outros lugares, porque entendemos que a rua é um lugar para a pessoa se deslocar, mas também é um espaço para reunir amigos, para as crianças andarem de biciclieta e também pode ser utilizado para os momentos de apresentações artísticas. Então, o que nós queremos é proporcionar que, cada vez mais, as ruas do Centro sejam voltadas para as pessoas e não somente para circulação de carros”, explica.

Como forma de incentivar a utlização das vias pela população, Constance afirma que na Varanda Urbana da rua Silmplício Mendes serão realizadas, frequentemente, atividades artísticas através da parceria com a parceria com a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves; intervenções e oficinas promovidas pela Fundação Wall Ferraz.

Para Liliane Silva, vendedora em uma loja de variedades, localizada na frente da Varanda, o local é bastante agradável e permite que os transeuntes fiquem mais relaxados, à vontade. “A gente observa que os compradores sentam, conversam, observam o lugar, ou seja, aproveitam a área de lazer”, finaliza.

Saiba mais

Na véspera do dia das Mães lojas do centro de Teresina ficarão abertas até às 18h